sexta-feira, 24 de abril de 2009

Água na garrafinha plástica


Todo aquele que compra uma garrafa (plástica) com água mineral pensando em sua saúde esta agindo bem.
Pela água pura que vai ingerir e pela limpeza que estara realizando em seu organismo , mas também, depois de "matar" sua sede como todo mundo faz, "inocentemente" jogará a sua garrafinha de plástico no lixinho do lugar e tudo certo. Mas, aquela garrafinha junto com outras milhares que são consumidas diariamente por "pessoas saudaveis" tem o mesmo destino o lixo, contribuindo para aumentar a poluição em nosso planeta.

Assim, como eu, ele nunca parou para pensar entre um gole e outro de sua água da garrafinha feita de plástico que quando ela for esvaziada, tera sido usada uma única vez. Mas vai ficar por ai por mais de 300 anos após ela ter saciado sua sede.
Até quando pessoas que pensam ser saúdaveis, são também irresponsáveis com o meio ambiente?
(Água em caixa é melhor). Parecido com caixas de leite, a caixa é 90% feita a partir de árvores de áreas manejadas. Diferente das garrafas plásticas comuns que tem sua origem no petróleo.
As caixas são transformadas dobradas e planas o que reduz em 80% o rastro de carbono da embalagem e distribuição em comparação com as garrafas plásticas.
Sobre a embalagem há um guia da tetrapak (pdf) demonstrando as diferenças em relação as garrafas plásticas.

Nenhum comentário: