domingo, 26 de abril de 2009

Calculando as pegadas de carbono

Calculando as pegadas de carbonoPara ficar o mais acessível quanto possível, a maioria das calculadoras (em inglês) de carbono faz perguntas bem simples sobre consumo. Elas aceitam estimativas de uso anual de eletricidade ou quilometragem em vez de totais exatos e difíceis de serem fornecidos.
Fotógrafo: Aberenyi Agência: DreamstimeAs calculadoras de carbono convertem sua conta de
eletricidade anual em um montante quantificável de CO2
As calculadoras de carbono geralmente começam perguntando sobre sua localização. Independentemente de seu consumo pessoal, sua pegada de carbono é parcialmente determinada pelo estado e/ou país onde você mora. Alguns estados dependem mais de fontes mais poluentes de energia, como o carvão, ao passo que outros estados usam porcentagens maiores de fontes renováveis que produzem menos CO2.
A maioria das calculadoras também pergunta o tamanho de sua casa. A calculadora pode, então, diferenciar entre sua pegada de carbono pessoal e a da casa como um todo.
Para determinar a quantidade de CO2 produzida pela eletricidade doméstica, a calculadora divide o uso estimado ou exato pelo preço da energia na área. A calculadora então multiplica esse número pelo fator de emissões do estado, um valor que se relaciona com o tipo de energia que o estado usa. As calculadoras também calculam o uso de gás natural, óleo de calefação e propano.
A maioria das calculadoras contabiliza as emissões reduzidas dos adeptos da energia verde. Algumas empresas de energia dos Estados Unidos permitem aos clientes a opção de pagar um pouco mais em sua conta mensal para receber uma determinada porcentagem de energia de fontes renováveis. Isso reduz a produção estadual de energia de combustível fóssil e ajuda a desenvolver um mercado verde.
As pegadas de carbono também incluem o CO2 produzido pelo transporte. A maioria das pessoas não sabe calcular seu uso de combustível anual; assim, as calculadoras geralmente pedem uma quilometragem anual estimada, além de o fabricante, modelo e ano do carro. A calculadora divide a quilometragem pela eficiência de combustível do automóvel para determinar o uso de combustível anual. Esse valor é então multiplicado pelo fator de emissões de gasolina ou óleo diesel, que o converte para quilos de CO2.
Pegadas ecológicasUma pegada de carbono é apenas um dos componentes da pegada ecológica mais ampla. Uma pegada ecológica compara o consumo de recursos e terra da população com a capacidade do planeta de se regenerar. Atualmente, a pegada ecológica da Terra está 23% acima da capacidade. É necessário um ano e dois meses para regenerar o que nós consumimos em um ano [fonte: Footprint Network - em inglês].
Para viagens aéreas, algumas calculadoras de carbono pedem uma estimativa anual de quilometragem. Outras calculadoras contabilizam emissões aumentadas durante decolagens e pedem o número de vôos curtos, médios, longos e prolongados.
Após compilar todos esses números, a calculadora produz um total de emissão de CO2 em toneladas: uma pegada de carbono. Algumas calculadoras até contextualizam as pegadas comparando-as com as médias nacional ou global. Se você tem os dados disponíveis, a calculadora leva cerca de 30 segundos para processar o cálculo.
O que você faz, porém, depois de descobrir quanto CO2 você produz? Na próxima seção, aprenderemos como diminuir o tamanho de sua pegada.­

Nenhum comentário: